dot net é muito fácil?

Tirei essa madrugada para “filosofar” e tentar relaxar a mente, que está a mais de mil por hora devido ao trabalho e a faculdade. As coisas estão começando a ficar insanamente difíceis de todos os lados, mas acredito que é mais uma fase de adaptação em minha vida.

Em meio aos pensamentos, entrei no twitter pra ver os devaneios da galera. Brinco aqui, brinco ali, jogo CODE na busca e os links começam a surgir.

É galera se perguntando se DreamWeaver tá ficando “ultrapassado”, questionamentos se matemática é necessária para programadores, dentre outras coisas bacanas.

Mas o tópico que mais me cativou: Dot Net é muita moleza para os programadores?

Visual Studio = GameShark

Já tinha trabalhado com o PHP por uns 6 meses na web. Puxa vida, como É estressante tentar encontrar uma IDE que te ajude.

Desculpe quem discorda, mas ter uma IDE estilo Visual Studio é um GRANDE diferencial. Aprendi PHP no notepad. Aprendi C no TC (que é um notepad com fundo azul e que você tem de apertar 15 teclas + meia lua pra frente se quiser dar um CTRL+C).

C#? Tô aprendendo no Visual Studio.

Desculpa, mas eu não tenho tempo de decorar toda a sintaxe da linguagem, procurar os métodos que cada classe me fornece, debugar coisas dando echo e etc. Isso tudo eu sofro com C, PHP e Javascript.

C, PHP e Javascript, apesar de tudo possuem debug. Maravilha, mas nenhum tão prático e fácil quanto o do VS. Poem a bolinha vermelha do lado e pam, tá ali, travado na linha, te dando todas as informações do objeto, até o CPF e RG do cidadão.

As facilidades do ambiente me seduziram, com CERTEZA. Quem falar que nunca vai se “vender” (ouvi isso de uma galera de PHP), saiba que já nos vendemos.

Ou vai me dizer que você programa em 0 e 1? A linguagem C faz um baita “encapsulamento” para nós. PHP cobre uma porrada de necessidades básicas.

Visual Studio e C# simplesmente fazem um pouco a mais.

Então eu fico preguiçoso?

Olha, tô a 3 meses na brincadeira e não sinto nada disso. Sinto é um grande desejo de aprender tudo que a linguagem e o framework me disponibiizam.

Outro dia aprendi a editar dados de uma grid de forma inline. Bem besta de se fazer, mas o resultado é muito da hora. Dá pra fazer com PHP? Com certeza. Como? Tem que parar para pensar um pouco.

“AAAH C# NÃO TE DEIXA PENSAR!! FAZ TUDO POR VOCÊ!!”

Falácia. Programar hoje em dia não é mais uma questão tão técnica, é uma questão de entendimento das regras de negócio e execução rápida do projeto com resultados bons.

C# me oferece facilitadores para a parte técnica, mas quem vai julgar se aquilo realmente SERVE para algo e se está CORRETO é meu cérebro, minha pessoa (e meu chefe, o cliente, a mãe dele, a sogra…).

Poxa vida, vá programar em Assembler. Pra fazer um “oi mundo” vão umas  13 instruções. Em C precisamos de umas 5 e são mais intuitivas na leitura de um mero mortal.

C# faz isso, deixa a programação mais intuitiva (na maioria dos casos!). Porém, COMPILAR não é FUNCIONAR. Você ganha um tempo, mesmo que curto, para pensar: “Será que essa porra tá trazendo os dados certos? Será que é isso que eu preciso fazer mesmo?”

Certo, já é ou já era?

Depende de você. Depende do seu trabalho. Se um dia for necessário que eu programe em PHP, vamos cair de cabeça nele. Não podemos ser “xiitas” quanto a linguagem. Somos programadores, não “programadores da linguagem X”.

C# tem vantagens e desvantagens, mas no conjunto, com o FrameWork e IDE de fácil utilização, é mais simples para ‘engatar a primeira’.

Não te deixa burro, você consegue sair e programar em PHP, se souber a sintaxe, claro.

O importante é definir que você domina a linguagem, e não o contrário.

Anúncios

6 pensamentos sobre “dot net é muito fácil?

  1. AUHEUahe! Muito bom o post, Doná!! =D

    Uma vez eu aluguei um livro de C# e .Net…Eu achei bem interessante, mais pra frente pretendo começar a usar estas paradas.

    E não existe linguagem certa para algo. Tudo depende de aonde você quer chegar.
    É melhor programar com alguma IDE, tipo Delphi e tal do que programar em C++ com alguma biblioteca, você perde tempo demais.
    Mas como disse, tudo depende. =)

    Ah, e eu gosto de Assembly, mané! Algo contra? =/
    uaheuaheauhe! Brincadeira!
    Abraços!!

  2. é verdade,

    sem contar que o Intelisense do VS 2010 permite você listar os métodos do jQuery, o negócio é fera! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s